21 março 2016

Rosácea - o quê é?

Oi Cats, tudo bem?


             Só quem sofre de Rosácea sabe o quanto ela mexe com a nossa autoestima né?! Mas não são em todos os estágios que o aspecto dela fica de forma a atrapalhar nossa vida. Mas você sabe qual o grau da sua doença? Tem cura? É contagioso? Como é o tratamento? Qual médico devo procurar? Nossa são muitas perguntas, mas tudo que souber vou contar aqui, e o que não souber, vejo com a minha médica e conto depois. Quem sabe ela não topa gravar comigo e contar mais sobre a Rosácea!

                                        MAS AFINAL O QUE É ROSACEA?



              É uma doença de pele comum, cujo sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, principalmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. A idade  em que se manifesta normalmente é de 30 a 50 anos e afeta mais mulheres do que homens. As pessoas de pele clara, com histórico familiar de rosácea, e histórico de acne grave no passado, estão mais suscetíveis a ter a doença.
              Os sintomas iniciais, que são as vermelhidões, podem ser confundidos com queimaduras solares, pois são bem parecidas. O médico que você tem que procurar é o Dermatologista, pois ele quem cuida das doenças de pele.
              As causas ainda são desconhecidas, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Vários fatores podem desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície da pele, e daí causam as vermelhidões. Alguns são: Alimentos picantes, álcool, exposição ao sol ou ao frio, estresse, saunas e até medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, e entre outros.

Existem 05 tipos de rosácea:
  • Eritemato telangectasia
  • Rosácea pápula pustulosa
  • Rosácea fimatosa
  • Rosácea ocular
  • Granulomatosa
                                   A MINHA HISTÓRIA COM A ROSÁCEA
foto 07/08/2012

                  Não sei ao certo quando se manifestou, só lembro que quando me dei conta já estava assim meu rosto. Essa foto de 2012 mostra bem como eu ficava ao me expor ao frio. Na minha cidade no inverno costuma ser frio mesmo, não como no Sul, mas faz frio sim! E daí meu rosto logo acusava que algo não estava bem. 
                 Porém eu pensava que era somente o frio que causava esta irritação, mas logo que passava o frio meu rosto voltava ao normal. E realmente voltava ao normal, mas bastava pegar sol que começava tudo de novo.
                Passado algum tempo isso não saia mais do meu rosto, faça chuva ou sol sabe, a “coisa” continuava igual. Tempos depois surgiam umas espinhas, super parecidas com a da acne mesmo, tanto que isso confundiram os médicos por um período, e até foi chamada de Acne Rosácea. E para piorar evoluiu para pápulas pustulosas, como na da foto abaixo. Pareciam pequenos machucados com pus.


              Vale ressaltar que tudo piorou com a minha gravidez, devido à alta de taxa de hormônios que liberamos nesse período, e também nesse período muitos remédios são proibidos, então o tratamento é bem leve mesmo.


            QUAL O TRATAMENTO QUE FAÇO ATUALMENTE?


                Nessa foto, já tinha procurado ajuda médica e iniciado um tratamento à base de remédios, como antibióticos e cremes manipulados. O antibiótico foi o Tetralizal, que só pode ser vendido com receita médica e Metronidazol 0,75% manipulado.
               Uso diariamente protetor solar Ensolei da Profuse, fps acima de 30 e o Rosaliac da La Roche Posay, junto com a água Termal da Boticário.


            DICA CASEIRA PARA AMENIZAR A VERMELHIDÃO


                Faça o chá de camomila bem concentrado, mais ou menos 1 litro, e se tiver com as lesões inflamadas coloque 1 colher de chá de Água Boricada, que serve para ajudar a desinflamar essas lesões. Coloque na geladeira, e após gelado faça compressas com algodão nas áreas afetadas pelo menos 3x ao dia. Não pode ser o chá quente pois irá prejudicar ainda mais a vermelhidão, assim como pegar muito sol ou banho quente, ok??? 
             Essa dica foi minha médica Drº Ana Vieira CRM 52.75769-1.

             Agora já sabem o motivo de estar sumida esses dias né?! Meu rosto estava muito ruim, então para não ficar irritando muito, o melhor foi ficar um tempo dando descanso para a pele acalmar e fazer os cuidados nela par ficar boa de novo e pronta para outra…hahahahahaha....
             Lembrando que para disfarçar as imperfeições com a maquiagem, o ideal é usar o corretivo verde, ou se não for muita coisa para corrigir pode ser corretivo no tom da pele ou mesmo uma camada mais grossa de base. usem tmbám maquiagens Hipoalergenicas que é muito boa. Lá no meu canal tem vídeo explicando como faço para corrigir a minha rosácea, então assistam lá viu!


               Espero que tenham gostado e caso tenham ainda alguma dúvida deixe em alguma rede social minha que responderei.
               Beeeijos


© Esfumado Básico - 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Cute Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo